É com muita satisfação que venho me juntar a comunidade Iberoámerica Social para contribuir com textos, entrevistas e pensamentos sobre Educação.
A proposta de escrever neste blog, é compartilhar o que temos pensado, estudado e vivenciado sobre as várias dimensões educacionais. Neste espaço, pretendemos transcrever ideias baseadas em autores renomados, textos e pensamentos próprios, textos e pensamentos de autores – clássicos ou não – com intuito de promover discussões pertinentes ao assunto, entrevistas com especialistas e ainda, dicas e curiosidades em pauta no decorrer deste século.
Trabalharemos no sentido de incentivar o debate acadêmico que produz novo conhecimento na área e amplia as fronteiras do pensamento e da prática em educação.
Como mestre em educação e especialista em gestão de políticas públicas sociais, deixamos claro que o trabalho desenvolvido neste espaço valorizará a produção científica, já que a pesquisa nos remete a novos rumos, nos mudam como seres humanos e nos fazem vivenciar o mundo de outras maneiras, mais livres, mais humanos!
Parabens Ana Maria! Cumprimentos de Bahia Blanca, Argentina. É necessário um novo lugar para refletir sobre a prática docente. Eu ensino a nível universitário; e a Universidade ignora a transposição didática dos conteúdos. É muitas vezes esquecido que o professor é (ainda no ambiente acadêmico) um facilitador; a classe não é apenas uma exposição de suas próprias realizações da pesquisa. Desejo-lhe boa sorte e desculpa o meu Português
Olá Gustavo Chalier! Eu também sou professora universitária e vivencio todas os dias essa burocratização por parte das instituições de ensino. Espero que haja mudança. Porém, para que isso aconteça é necessário publicizar e compartilhar intenções e conhecimentos, ou seja refletir sobre o «que temos» e o «que queremos» sobre a prática e gestão educacional. Espero contar contigo e com todos que estejam interessados nessa tema, nessa tão «sonhada mudança». Obrigada!