Normas para autores/as

Normas y convenciones para autores

Español

Iberoamérica Social é uma revista que recebe artigos acadêmicos para seu processo editorial, tanto em espanhol como em português. Os volumes da revista contam com três seções diferentes. A primeira delas é dedicada ao dossiê principal proposto pelo conselho editorial, a segunda para artigos de temática livre e, por último, uma seção de miscelânea.

Cada número está integrado com, no máximo, os dez melhores artigos que versam sobre o tópico principal, quatro contribuições na seção de temática livre e outros quatro na seção de miscelânea (resenhas bibliográficas, experiências de investigação, opiniões de leitores e produções artísticas que girem ao redor do tema principal).

A revista está aberta a textos de excelente qualidade que podem constituir contribuições substanciais e de referência no campo dos Estudos Sociais. As peças serão selecionadas dando prioridades àquelas contribuições de relevância global e as que tenham potencial para gerar novas tendências e diálogos no campo. Serão valorizados como prioritários aqueles escritos que transcendam e cruzam várias disciplinas tanto em sua metodologia como em sua interpretação.

Terão prioridade as temáticas atuais que envolvam, afetem e interessem à sociedade Ibero-americana, como são os direitos humanos, a democracia, as questões étnico-raciais, as questões de gênero, a questão ambiental, o desenvolvimento sustentável e inclusivo de nossos povos.

A seguir apresentamos informações importantes para os/as autores/as que queiram enviar seus trabalhos à Iberoamérica Social.         

Os artigos devem ser enviados exclusivamente através de nosso Open Journal System (OJS). Pode-se enviar resultados originais de investigação, estudos teóricos, mostra de dados ou ensaios. Nenhum autor pode ter dois manuscritos em revisão simultaneamente. Se outra revista está avaliando o manuscrito enviado, o mesmo não será aceito. As contribuições devem ser originais e seguir os seguintes critérios:

  • Excelente redação (ortografia, clareza, fluidez, estrutura coerente).
  • Relevância para a investigação em ciências sociais (contribuições orientadas a políticas, novas perspectivas teóricas ou metodológicas, replicabilidade).
  • Importância social (ênfase nos problemas atuais e históricos da Iberoamérica e referentes a grupos sociais desfavorecidos).

Os artigos não podem ter menos de 5.000 palavras nem superar as 10.000. Os autores anonimizarão seus documentos, apagando seus nomes do texto (se citarem a si mesmos) e utilizando «Autor» e o ano nas referências e notas de rodapé no lugar da informação bibliográfica completa. Ademais, os autores devem eliminar sua identificação das propriedades do arquivo. Se está utilizando Microsoft Word, siga os seguintes passos: Clicar em Arquivo no menu principal do Microsoft> Informação> Verificar problemas> Inspecionar documento> Inspecionar> Eliminar todas as propriedades do documento e informação pessoal> Salvar. Caso esteja utilizando Mac Word, estas são as indicações: Clicar em Word> Preferências> Segurança> Assegure-se de que a caixa de verificação esteja marcada para «Eliminar informação pessoal deste arquivo ao salvar»> Aceitar> Salvar.

Uma vez no OJS, complete corretamente os metadatos do artigo, incluindo o resumo e as palavras-chave em inglês e a afiliação dos autores, escrevendo o nome completo da instituição e a cidade e país onde se encontra. 

Capa

  • Título: conciso mas informativo, escrito no idioma original (espanhol ou português) e em inglês
  • Nome completo dos autores: ordenados por contribuição relativa. No caso de haver mais de três autores, é obrigatório justificar a contribuição original da equipe que será considerada na revisão do manuscrito. Cada autor deve indicar sua afiliação institucional, a cidade e o país onde se encontra a instituição, seu endereço de correio eletrônico e seu número ORCID.
  • Resumo no idioma original: de 150 a 200 palavras, descrevendo brevemente os objetivos e afirmações da investigação, os métodos utilizados, os resultados mais destacados e as principais conclusões. Deve estar escrito de maneira impessoal: «Este trabalho analisa …».
  • Resumo em inglês: de 150 a 200 palavras. Não se permite o uso de tradutores automáticos devido à sua baixa qualidade. Os revisores analisam este fator ao avaliar o manuscrito.
  • Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave, escritas no idioma original (espanhol ou português) e em inglês.

Estilo

A revista espera contribuições profissional e academicamente rigorosas, escritas em linguagem formal e direta. O manuscrito deve estar escrito com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1.5, em papel tamanho carta. Os títulos das seções devem estar em negrito e estar separados do corpo do texto. As seções facilitam aos leitores a compreensão da estrutura do artigo.

Citações e referências

Iberoamérica Social somente aceitará artigos que cumpram com as pautas de estilo e gramática da sétima edição das normas APA.

Tabelas e figuras

As tabelas e figuras devem aparecer dentro do corpo do texto e seguir o formato da sétima edição das normas APA. Ademais, ao enviar o manuscrito através da nossa plataforma OJS, as tabelas e figuras devem ser adicionadas de forma independente em arquivos PNG ou JPG de alta qualidade.

Iberoamérica Social utiliza um processo de dupla revisão cega por pares. O processo começa uma vez que o manuscrito é enviado ao nosso OJS. O autor confirma cumprir com nossas instruções e aceita os direitos de autor da revista. No passo seguinte, o responsável editorial verificará que o manuscrito cumpriu efetivamente todas as indicações. Este passo não excederá os 30 dias desde o envio do artigo. Uma vez verificado, o artigo será enviado a dois revisores externos à instituição do autor, que avaliarão a qualidade, originalidade, coerência, contribuição e sugerirão mudanças se necessário. O resultado pode ser uma das seguintes decisões:

  • Aprovado para publicação: o artigo não requer correções.
  • Aprovado após modificações menores (aceite condicional): o autor deve atender um por um os comentários dos revisores até 15 dias úteis depois de receber a notificação. Caso não realize algumas mudanças, é obrigatório dar uma resposta justificada. A nova versão será revisada novamente para uma decisão final.
  • Recusa: o autor receberá as razões e comentários que explicam por que não se aprovou o artigo. A revista não reconsiderará uma nova versão.

O resultado da decisão será informado ao autor dentro dos 90 dias posteriores à apresentação do artigo. Em situações de controvérsia entre revisores, se enviará a um terceiro que decidirá sobre a aceitação, modificação ou recusa do manuscrito. Os processos de revisão e publicação não geram nenhum encargo econômico para o autor.

Iberoamérica Social é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo estará disponível de forma gratuita e sem custo para o usuário ou sua instituição. As(os) usuárias(os) podem ler, baixar, copiar, distribuir ou imprimir os artigos, ou utilizá-los para qualquer outro propósito legal, sem solicitar licença prévia ao editor ou autor.

A revista utiliza uma licença Creative Commons CC BY-NC-SA 3.0 ES sob os seguintes termos:

  • Atribuição: Deve-se dar crédito de maneira adequada, fornecer uma ligação para a licença, e indicar se foram feitas mudanças. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma tal que sugira que você ou seu uso seja suportado pelo licenciante.
  • Não Comercial: Não é permitido fazer uso do material com propósitos comerciais.
  • Compartilhamento em Igualdade: Em caso de transformação ou criação a partir do material, deve-se distribuir sua contribuição sob a mesma licença do original.

Iberoamérica Social não exerce nenhum embargo sobre os artigos publicados, nem cobra dos autores tarifa alguma pelo processo de publicação. Esta revista considera o acesso aberto como um dos pilares para a democratização da produção de conhecimento científico. Não se requer subscrição para acessar os conteúdos da revista.

Iberoamérica Social não conta com financiamento externo para assegurar sua independência e autonomia acadêmica.

Iberoamérica Social não aceita publicidade em seus números regulares, especiais, livros publicados ou endereço web.

Ética e má conduta de investigação

Iberoamérica Social como revista de excelência internacional se inspira no código ético do Comitê de Ética de Publicações (COPE), dirigido a editores/as, avaliadores/as e autores/as.

Originalidade: as(os) autoras(es) asseguram a originalidade de seu trabalho, manifestando que este não contém partes de outros autores ou de publicações anteriores sem ser devidamente citadas. O artigo será automaticamente recusado em caso de plágio, autoplágio e/ou práticas desonestas no processamento e análise de dados. As pessoas que declararam sua autoria não poderão voltar a publicar na revista.

Publicações múltiplas e / ou repetitivas: as(os) autoras(es) não devem publicar artigos que apresentem os mesmos resultados que suas publicações anteriores. Esta prática é considerada eticamente incorreta e é censurável.

Lista de fontes: as(os) autoras(es) devem proporcionar sempre a indicação correta das fontes utilizadas em seu artigo.

Autoria e colaboração: as(os) autoras(es) garantem a inclusão de todos aqueles que tenham realizado uma significativa contribuição científica e intelectual na conceitualização, planejamento, discussão e redação do artigo. As autorias se ordenarão por contribuição relativa.

Acesso e retenção: as(os) autoras(es) devem colocar à disposição as fontes e os dados nos quais sua investigação se baseia, se considerado apropriado pelos editores. Estas informações podem ser retidas por um tempo razoável após a publicação e possivelmente tornadas acessíveis.

Conflito de interesses e divulgação de fontes de financiamento: Todas(os) as(os) autora(es) devem declarar explicitamente que não existem conflitos de interesses que possam ter influenciado os resultados obtidos ou as interpretações propostas. As(os) autoras(es) também devem indicar qualquer financiamento de agências ou projetos relacionados com o artigo.

Erros nos artigos publicados: Se as(os) autoras(es) identificam um erro importante ou uma inexatidão em seu artigo, devem informar imediatamente aos editores e provê-los de toda a informação necessária para enumerar as correções ao final do artigo.

Responsabilidade: Todas(os) as(os) autoras(es) aceitam a responsabilidade do que escreveram. Seus argumentos não refletem necessariamente os dos editores ou das instituições às quais estes estão afiliados.

Integridade: as(os) revisoras(es) se comprometem a realizar uma revisão crítica, honesta, construtiva e imparcial dos artigos recebidos.

Respeitar o tempo dos autores: se um revisor não pode fazer ou completar uma avaliação, deve notificar imediatamente aos editores. As(os) revisoras(es) se comprometem a avaliar os artigos recebidos no menor tempo possível e dentro do prazo estabelecido pelos editores.

Confidencialidade: cada manuscrito assinado deve ser considerado confidencial; portanto, as(os) revisoras(es) não devem discuti-lo com outras pessoas sem o consentimento dos editores.

Objetividade: as(os) revisoras(es) entregarão um informe completo em cumprimento das pautas de revisão da revista. Os juízos pessoais não se consideram adequados.

Revisão de conteúdo: as(os) revisoras(es) se comprometem a recomendar referências bibliográficas possivelmente negligenciadas pelas(os) autoras(es).

Conflito de interesses e divulgação de informação: as(os) revisoras(es) só podem revisar um artigo recebido se não existirem conflitos de interesses. Ademais, a informação obtida durante o processo de revisão por pares deve ser considerada confidencial e não pode ser utilizada para fins pessoais.

Decisão de publicação: as(os) editoras(es) garantem a seleção das e dos revisores mais qualificados para realizar uma avaliação crítica dos artigos recebidos.

Honestidade: as(os) editoras(es) avaliam os artigos recebidos em função de sua qualidade científica e não discriminarão um envio por motivos de raça, gênero, orientação sexual, religião, origem étnica, nacionalidade e / ou afiliação política das(os) autoras(es).

Confidencialidade: as(os) editoras(es) se comprometem a não divulgar informações sobre os artigos recebidos a pessoas distintas das e dos autores e/ou revisores. As e os editores também garantem o anonimato dos manuscritos para preservar a integridade intelectual de todo o processo de revisão.

Divulgação de informação: as(os) editoras(es) se comprometem a não utilizar o conteúdo dos artigos recebidos para publicações relacionadas com sua investigação sem o consentimento por escrito das(os) autoras(es).

Pontualidade: as(os) editoras(es) são totalmente responsáveis pelo cumprimento dos prazos de revisão e publicação. Especificamente, as(os) editoras(es) se comprometem a cumprir com o seguinte: a) notificar às(aos) autoras(es) se seus manuscritos passarão ou não a um processo de revisão dentro dos 30 dias posteriores à recepção do documento; e b) garantir uma decisão editorial dentro dos 90 dias posteriores ao início do processo de revisão.

Conflito de interesses: as(os) editoras(es) seguirão as pautas e normas éticas da COPE para resolver qualquer possível conflito.

Reclamações: as(os) editoras(es) se comprometem a receber, atender e resolver as reclamações recebidas com total transparência.

Discussões e correções após a publicação: as(os) editoras(es) estipularão o prazo de um ano após a publicação de um artigo para que as(os) autoras(es) realizem mudanças substanciais como consequência de sua discussão pública. Passado esse tempo, a retirada de um artigo somente será possível seja por solicitação justificada do autor o por detecção de plágio ou práticas metodológicas pouco éticas.

A revista Iberoamérica Social adere às normas éticas da COPE (Comitê de Ética em Publicações) e se baseará nas suas pautas para a resolução de qualquer conflito possível.

Baixe os documentos

close

¡SUSCRÍBETE A NUESTRO BOLETÍN!

Te prometemos por la justicia social que nunca te enviaremos spam ni cederemos tus datos.

Lee nuestra política de privacidad para más información.