Kalakuta-abya yala: afrobeatizándonos

imagina a cena: polícia espancando pessoas que ousaram reivindicar direitos; pessoas sendo agredidas em sua dignidade. e os músicos tocando/cantando. mas tocando/cantando o que? composições que trazem duras críticas ao governo central, às restrições à liberdade e à falta de projetos pensados para os cidadãos comuns. isto é afrobeat. isto é nigéria, anos 70. mas poderia ser aqui, hoje, neste lugar onde também vamos perdendo mais e mais direitos… kalakuta seja aqui. a música é a arma.

latitudes latinas

Kalakuta-abya yala: afrobeatizándonos15/10/2016

rojo carmín

newen afrobeat – cd newen afrobeat

criada em 2009 pelo músico nicolas urbina e composta por mais 15 outros músicos chilenos, newen afrobeat é a primeira orquestra de afrobeat no chile, com a proposta de combinar ritmos da tradição africana com elementos da música latino-americana, mantendo as influências deixadas por fela kuti. “newen” é uma palavra da língua mapudungun, dos povos mapuches, que significa “força do espírito”. logo, a força do afrobeat se destaca na produção musical da banda.

luz vermelha

 bexiga 70

formada por 10 integrantes, o bexiga 70 surgiu no cenário musical da cidade de são paulo e tem proposto experimentar o afrobeat, ritmo base da banda, com jazz, ritmos latinos, entre outros. o nome da banda faz referência ao lugar onde o projeto nasceu: estúdio traquitana, bairro popular do bexiga, número 70. mas pode ser entendido também como uma referência a africa 70, um dos nomes que batizaram projetos musicais do nigeriano fela kuti. “luz vermelha” faz parte do primeiro cd da banda, lançado em 2011.

suffer

 i.f.á. afrobeat

banda baiana idealizada pelos músicos jorge dubman, fabricio mota e átila santtana, a i.f.á. afrobeat apresenta um repertório inspirado na diversidade da música de matriz africana, mergulhando no universo do afrobeat, dub, reggae, funk, na música dos afoxés e dos blocos afro. a canção “suffer” é uma parceria com a cantora e compositora nigeriana okwei veronny odili e faz parte do primeiro cd da banda.

vou pra onde vou

 abayomy afrobeat orquestra feat jorge du peixe

a orquestra  abayomy nasceu na cidade do rio de janeiro especialmente para a primeira edição do fela day, em 2009. três anos depois lançaram o cd que recebeu o nome  abayomy, que significa “encontro feliz” na língua iorubá.  a orquestra busca no encontro do afrobeat com o tambor e os instrumentos de sopro, celebrar a ancestralidade e a resistência do povo negro. em 2016, foi lançado o segundo cd intitulado “abra sua cabeça”, produzido por pupillo, percucionista da nação zumbi, e com a participação de jorge du peixe, também da nação zumbi.

fourloko

 tragavenao orquesta afrobeat – cd tragavenao orquesta afrobeat

oriunda de maracaibo, venezuela, tragavenao orquesta afrobeat é um projeto musical nascido em 2010 e conta com aproximadamente 10 músicos que experimentam a combinação do afrobeat com o jazz, funk, além dos ritmos da tradição musical da venezuela. em 2014, eles lançaram o cd homônimo onde está incluída a música fourloko.

vale de são fernando

 zebrabeat afro amazônia orquestra (participação especial, mestre laurentino)

idealizada em 2013 pelo paraense júnior gurgel e o italiano stefano manfrin, a orquestra zebrabeat afro amazônia mistura o afrobeat a ritmos caribenhos e ritmos da cultura tradicional do pará, como o carimbó e a guitarrada. o primeiro cd intitulado zebrabeat foi lançado em 2013 e conta com a participação dan bordallo, alexandre pinheiro, jp, andré macleuri e príamo brandão, além do artista mais antigo da cena musical roqueira do pará, mestre laurentino.

lagos

 zebrabeat afro amazônia orquestra

“lagos” é mais uma canção da zebrabeat afro amazônia orquestra. A banda num processo de reformulação do show, preparando um novo disco que será lançado em 2016.

santiago

 newen afrobeat cd newen afrobeat

a canção “santiago” faz parte do primeiro cd da banda newen afrobeat. neste trabalho, eles transitam pelo groove, combinando com o ritmo principal da banda, o afrobeat. atualmente, a banda está num processo de reformulação do show, preparando um novo trabalho que será lançado ainda em 2016.

abra sua cabeça

 abayomi cd abra sua cabeça

“abra sua cabeça” é o segundo disco da abayomi orquestra afrobeat, hoje intitulada somente como abayomi. neste cd, produzido pelo pernambucano pupillo, eles aproximam ainda mais as referências nigerianas da sonoridade nordestina. além de ter a colaboração de artistas da música brasileira, como a cantora céu, otto e o ex baterista do africa 70 tony allen na música “tony relax”.

Fonte: http://latitudeslatinas.com/kalakuta-abya-yala-afrobeatizandonos/