Call for Papers

Iberoamérica social: Revista-rede de estudos sociais Ano 7 Núm. XIII

Call for Papers

SpainEducação na Iberoamérica

A educação, em todas as suas formas, é um elemento fundamental para a construção das sociedades onde vivemos. Através dela nós aprendemos e interiorizamos conhecimentos, condutas e habilidades que incidirão sobre o desenvolvimento da cidadania. Ao mesmo tempo, em teoria, se estabelece como um dos espaços mais importantes para a socialização e convivência das diferentes sensibilidades culturais, econômicas e sociais que coexistem na sociedade.

Nelson Mandela disse que a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo, sem dúvida, esta sentença é válida para qualquer das direções até onde se queira mudar o mundo. Tudo depende das finalidades até as que se enfocam nos processos educativos e nos métodos que se colocam em prática para alcançar tais objetivos.

A educação é um fenômeno complexo no qual intervém múltiplas dimensões. Desde a epistemologia até as questões didáticas, passando pela organização dos espaços e tempos, entre outros, convertem os processos educativos em um campo de várias arestas com conexões entre elas que convidam para a pesquisa e para a reflexão a partir de uma perspectiva pedagógica. Porém, além disto, a educação também é um campo fértil para os estudos e investigações a partir de uma visão mais geral que parte de perspectivas filosóficas, históricas, sociológicas ou políticas ao situar a educação como uma engrenagem fundamental do funcionamento da sociedade.

Por isso, convidamos a comunidade de pesquisadores a participar em nossa décima-terceira edição intitulada “Educação na Iberoamérica” para a publicação de seus trabalhos acadêmicos. Serão bem-vindas as publicações que abordem de forma teórica ou prática qualquer dos diferentes aspectos que envolvem a temática educativa, assim como a síntese de experiências educativas que tenham como marco regional, ou alguma de suas partes, aos países que compõem o mosaico iberoamericano.

Iberoamerica Social: Revista-rede foi fundada com o objectivo de promover a cooperação para a criação e disseminação de conhecimento entre os países da região ibero-americana, aproveitando a tecnologia que a plataforma digital pode oferecer. É uma publicação semestral de carácter acadêmico e multidisciplinar que excede limites dos estudos sociais em busca de uma ciência social, humana, respeitosa e responsável.

Tem prioridade as temáticas atuais que envolvem, afetam e interessam a sociedade ibero-americana, como a democracia, os direitos humanos, o género, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável e inclusivo de nossos povos. Portanto, além dos artigos do dossiê principal temático, nós temos um espaço aberto e dedicado para artigos de temática livre.

Os trabalhos podem ser enviados até 30 de março de 2019 através da plataforma Open Journal System de Iberoamérica Social. A sua classificação será a seguinte:

Artigos acadêmicos: Seis a dez artigos originais de pesquisa, reflexão ou revisão para o dossiê e uma seção com até seis artigos em temática livre. A extensão máxima é de 10.000 palavras. O sistema de avaliação da revista para todos estes materiais é o denominado como «avaliação por pares do tipo double blind».

Miscelanea: Seis a oito espaços na seção de miscelânea para resenhas de livros, relatos de experiências de pesquisa, cartas de opinião, ilustrações, fotografias e outras expressões artísticas ou culturais relacionadas com o tema principal do número. Sua publicação está sujeita ao parecer de especialistas em cada campo.

Serão considerados para esta chamada textos escritos em espanhol ou português.

Iberoamerica Social promove a reflexão inclusiva e produção intelectual. Portanto, nós encorajamos jovens investigadoras e jovens investigadores para participar conosco.

Conhece nossas normas de publicação aqui

O Conselho Editorial