Chamada para artigos

Iberoamérica social: Revista-rede de estudos sociais, Edição Especial 5

Call-for-Papers-Biecentenarioa-de-independencia-de-centro-américa

SpainBicentenário da independência da América Central

É o 200º aniversário da independência dos países centro-americanos, uma comemoração enquadrada infelizmente em uma crise global de saúde que aumenta as desigualdades em uma das regiões mais atingidas por décadas de violência, pobreza, corrupção, interferências externas, conflitos armados e insegurança. Antes da eclosão da pandemia, a América Central já apresentava uma série de instabilidades democráticas, como golpes de estado, e cenários de migração forçada para outras latitudes devido à situação precária em que grande parte de sua população sobrevive no dia a dia. Nesse cenário, é necessário repensar e refletir sobre as múltiplas vicissitudes que se nos apresentam como região multipolar.

Por isso, nós, da Iberoamérica Social, convidamos cientistas sociais, escritores, ensaístas e colunistas a apresentarem suas reflexões, pesquisas científicas e escritos, a fim de abordar o tema a partir de perspectivas multidisciplinares de cada país e suas regiões.

São bem-vindos trabalhos que se concentrem nos seguintes eixos temáticos:

  • Filosofia política da América Central
  • Histórias de lutas pela libertação nacional em face da interferência externa
  • Situação dos direitos humanos
  • Processos de migração
  • Feminismos da América Central
  • Geopolítica regional
  • Conflitos socioambientais na América Central
  • Redes de violência e corrupção
  • Contribuições da América Central para as ciências sociais

Iberoamerica Social: Revista-rede foi fundada com o objectivo de promover a cooperação para a criação e disseminação de conhecimento entre os países da região ibero-americana, aproveitando a tecnologia que a plataforma digital pode oferecer. É uma publicação semestral de carácter acadêmico e multidisciplinar que excede limites dos estudos sociais em busca de uma ciência social, humana, respeitosa e responsável.

Tem prioridade as temáticas atuais que envolvem, afetam e interessam a sociedade ibero-americana, como a democracia, os direitos humanos, o género, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável e inclusivo de nossos povos. Portanto, além dos artigos do dossiê principal temático, nós temos um espaço aberto e dedicado para artigos de temática livre.

Os trabalhos podem ser enviados até 30 de julho de 2021 através da plataforma Open Journal System de Iberoamérica Social. A sua classificação será a seguinte:

Artigos acadêmicos: Seis a dez artigos originais de pesquisa, reflexão ou revisão para o dossiê e uma seção com até seis artigos em temática livre. A extensão máxima é de 10.000 palavras. O sistema de avaliação da revista para todos estes materiais é o denominado como «avaliação por pares do tipo double blind».

Miscelanea: Seis a oito espaços na seção de miscelânea para resenhas de livros, relatos de experiências de pesquisa, cartas de opinião, ilustrações, fotografias e outras expressões artísticas ou culturais relacionadas com o tema principal do número. Sua publicação está sujeita ao parecer de especialistas em cada campo.

Serão considerados para esta chamada textos escritos em espanhol ou português.

Iberoamerica Social promove a reflexão inclusiva e produção intelectual. Portanto, nós encorajamos jovens investigadoras e jovens investigadores para participar conosco.

Conhece nossas normas de publicação aqui

O Conselho Editorial

close

¡SUSCRÍBETE A NUESTRO BOLETÍN!

Te prometemos por la justicia social que nunca te enviaremos spam ni cederemos tus datos.

Lee nuestra política de privacidad para más información.