Call for Papers

Iberoamérica social: Revista-rede de estudos sociais, Ano 10, Número XVIII

CALL FOR PAPERS

Temática livre

Español

Iberoamérica social: revista-red de estudios sociales foi fundada com o objetivo de fomentar a cooperação para a criação e difusão do conhecimento entre os países da região Ibero-Americana (América Latina, Portugal e Espanha). É uma revista acadêmica digital que é publicada a cada seis meses e cuja natureza multidisciplinar vai além dos limites dos estudos sociais, em busca de uma ciência social humana, respeitosa e responsável.

Nos últimos dez anos, Iberoamérica Social tem abordado uma ampla gama de temas em suas páginas. Relações e tensões entre estados e movimentos sociais, alternativas à globalização, migração, diferentes formas de violência, práticas eco-sociais, arte, comunicação e racismo são alguns dos temas que foram analisados em dossiês temáticos, artigos livres, entrevistas, colunas e contribuições diversas.

Neste sentido, Iberoamérica Social: revista-red de estudios sociales assumiu não só um compromisso ético com a democratização do acesso ao conhecimento, mas também um compromisso político com a descolonização de sua produção. Portanto, e embora cada edição temática tenha proporcionado oportunidades extraordinárias para tecer redes além da publicação, o objetivo agora é tornar as conversas que Iberoamérica Social tem gerado em diferentes escalas muito mais dinâmicas. Para este fim, o Call for Papers para o próximo número (janeiro-junho de 2022) será de temática livre.

Com esta proposta, queremos celebrar o esforço coletivo chamando à pluriversalidade de teorias, métodos, reflexões, estudos de casos e problemas de pesquisa desenvolvidos por colegas que pisam, habitam e sentem «a região mais vegetal do tempo e da luz», para citar aquela bela Canción con Todos composta no final dos anos 60 por Armando Tejeda Gómez e César Isella, universalizada por Mercedes Sosa.

Acolhemos contribuições focalizadas em temas atuais que envolvem, afetam e interessam a sociedade ibero-americana e que constituem a linha editorial de nossa revista: democracia, direitos humanos, comunicação, questões étnico-raciais, terra, território, gênero, sustentabilidade, justiça social e cognitiva, entre outros.

Os artigos podem ser submetidos até 15 de abril de 2022 através do Open Journal System da Iberoamérica Social. Eles serão classificados da seguinte forma:

Artigos acadêmicos: Quatro a dez artigos originais de pesquisa. O comprimento máximo é de 10.000 palavras. O sistema de arbitragem da revista para este material é a revisão por pares duplo-cego.

Diversos: Dois a oito artigos na seção Diversos para revisões bibliográficas, experiências de pesquisa, cartas de opinião, ilustrações, fotografias e outras expressões artísticas relacionadas com o eixo temático do número. Sua publicação estará sujeita ao parecer do Conselho Editorial.

Os textos em espanhol e português serão considerados para este convite à apresentação de propostas.

Conhece nossas normas de publicação aqui.

Confira os direitos de publicação e difusão.

O Conselho Editorial

close

¡SUSCRÍBETE A NUESTRO BOLETÍN!

Te prometemos por la justicia social que nunca te enviaremos spam ni cederemos tus datos.

Lee nuestra política de privacidad para más información.