Call for Papers

Iberoamérica social: Revista-rede de estudos sociais, Ano 9, Número XVII

Call for Papers Por Geopolítica iberoamericana

Geopolítica ibero-americana

EspañolEm termos globais, o sistema-mundo moderno-colonial, capitalista e patriarcal passa por uma série de tensões e reconfigurações que vão delineando diferentes cenários. No plano macrossociológico, a acumulação e a concentração de capital se deslocam do Atlântico Norte para o eixo Ásia-Pacífico, uma reorientação da economia e do conhecimento na construção de uma espécie de «ser humano destinado ao progresso» que está redefinindo as formas de relações entre Estados em direção de esquemas multipolares com diferentes centros de poder e seus respectivos conjuntos de alianças.

No plano microssociológico, e especificamente pensando na região ibero-americana, os povos continuam organizados e ativamente mobilizados diante da preocupante ascensão das direitas nos diversos países e diante das tensões inerentes às progressivas transformações em uma economia global neoliberalizada.

De forma sucinta, poderíamos dizer que estamos em um ponto de bifurcação onde, por um lado, está ocorrendo um deslocamento hegemônico, que não implica necessariamente uma transformação anti-sistêmica ou civilizacional; e, por outro lado, estão sendo testadas formas para alcançar globalizações alternativas, transições civilizacionais, em múltiplas escalas. Nesse contexto, a geopolítica como área de estudo interdisciplinar permite analisar as complexidades dessas mudanças nos níveis internacional, regional e local.

Por todos estes motivos, este número de Iberoamérica Social pretende receber contribuições que, a partir de análises geopolíticas críticas, abordem alguns dos seguintes temas:

  • Sistemas de integração regional.
  • Geopolítica dos recursos naturais e sustentabilidade.
  • Geopolítica do conhecimento, linguagem e corpos.
  • Tensões entre megaprojetos de desenvolvimento e noções de sustentabilidade dos povos tradicionais.
  • Conflitos regionais e outros olhares sobre a terra e o território.
  • Processos migratórios.
  • Geopolítica – outras de movimentos sociais, povos indígenas e afro (negros).

Iberoamerica Social: Revista-rede foi fundada com o objectivo de promover a cooperação para a criação e disseminação de conhecimento entre os países da região ibero-americana, aproveitando a tecnologia que a plataforma digital pode oferecer. É uma publicação semestral de carácter acadêmico e multidisciplinar que excede limites dos estudos sociais em busca de uma ciência social, humana, respeitosa e responsável.

Tem prioridade as temáticas atuais que envolvem, afetam e interessam a sociedade ibero-americana, como a democracia, os direitos humanos, a comunicação, as questões étnico-raciais, a terra, o território, o gênero, a sustentabilidade, a justiça social e cognitiva. Portanto, além dos artigos do dossiê principal temático, nós temos um espaço aberto e dedicado para artigos de temática livre.

Os trabalhos podem ser enviados até 17 de setembro de 2021 através da plataforma Open Journal System de Iberoamérica Social. A sua classificação será a seguinte:

Artigos acadêmicos: Seis a dez artigos originais de pesquisa, reflexão ou revisão para o dossiê e uma seção com até seis artigos em temática livre. A extensão máxima é de 10.000 palavras. O sistema de avaliação da revista para todos estes materiais é o denominado como «avaliação por pares do tipo double blind».

Miscelânea: Seis a oito espaços na seção de miscelânea para resenhas de livros, relatos de experiências de pesquisa, cartas de opinião, ilustrações, fotografias e outras expressões artísticas ou culturais relacionadas com o tema principal do número. Sua publicação está sujeita ao parecer do Conselho Editorial.

Para esta convocatória serão considerados textos em espanhol e português.

Iberoamérica Social promove a produção e reflexão intelectual inclusiva. Portanto, encorajamos jovens pesquisadores e jovens pesquisadoras a participarem.

Conhece nossas normas de publicação aqui.

Confira os direitos de publicação e difusão.

O Conselho Editorial

close

¡SUSCRÍBETE A NUESTRO BOLETÍN!

Te prometemos por la justicia social que nunca te enviaremos spam ni cederemos tus datos.

Lee nuestra política de privacidad para más información.