Call for Papers

Iberoamérica social: Revista-rede de estudos sociais, Edição Especial 5

Call-for-Papers-Biecentenarioa-de-independencia-de-centro-américa

Bicentenário da independência da América Central

EspañolÉ o 200º aniversário da independência dos países centro-americanos, uma comemoração enquadrada infelizmente em uma crise global de saúde que aumenta as desigualdades em uma das regiões mais atingidas por décadas de violência, pobreza, corrupção, interferências externas, conflitos armados e insegurança. Antes da eclosão da pandemia, a América Central já apresentava uma série de instabilidades democráticas, como golpes de estado, e cenários de migração forçada para outras latitudes devido à situação precária em que grande parte de sua população sobrevive no dia a dia. Nesse cenário, é necessário repensar e refletir sobre as múltiplas vicissitudes que se nos apresentam como região multipolar.

Por isso, nós, da Iberoamérica Social, convidamos cientistas sociais, escritores, ensaístas e colunistas a apresentarem suas reflexões, pesquisas científicas e escritos, a fim de abordar o tema a partir de perspectivas multidisciplinares de cada país e suas regiões.

São bem-vindos trabalhos que se concentrem nos seguintes eixos temáticos:

  • Filosofia política da América Central
  • Histórias de lutas pela libertação nacional em face da interferência externa
  • Situação dos direitos humanos
  • Processos de migração
  • Feminismos da América Central
  • Geopolítica regional
  • Conflitos socioambientais na América Central
  • Redes de violência e corrupção
  • Contribuições da América Central para as ciências sociais

Iberoamérica social: revista-rede de estudos sociais foi fundada com o objetivo de fomentar a cooperação para a criação e difusão de conhecimento entre os países da região ibero-americana, aproveitando a tecnologia que oferece a plataforma digital. É uma publicação acadêmica semestral e multidisciplinar que extrapola os limites dos estudos sociais em busca de uma ciência social, humana, respeitosa e responsável.

São prioritários os temas atuais que envolvem, afetam e interessam a sociedade ibero-americana, tais como: democracia, direitos humanos, gênero, meio ambiente e o desenvolvimento sustentável e inclusivo de nossos povos. Por isso, além dos artigos do dossiê principal, temos um espaço para aqueles com temas livres.

Os artigos podem ser enviados até 30 de julho de 2021 através do Sistema Open Journal da Iberoamérica Social. Sua classificação será a seguinte:

Artigos acadêmicos: de seis a dez artigos originais de pesquisa, reflexão ou revisão para o dossiê, e uma seção com até seis deles em matéria livre. O comprimento máximo é de 10.000 palavras. O sistema de arbitragem da revista para este material é duplo-cego em pares.

Diversos: De seis a oito obras na seção miscelânea para revisões bibliográficas, experiências de pesquisa, cartas de opinião, ilustrações, fotografias e outras expressões artísticas relacionadas ao eixo temático do assunto. A sua publicação estará sujeita à opinião de especialistas em cada área.

Os textos em espanhol e português serão considerados para esta convocatória.

A Iberoamérica Social promove a produção e reflexão intelectual inclusiva. Portanto, encorajamos jovens pesquisadores a participarem.

Conheça as regras de publicação do Iberoamérica Social aqui.

Verifique os direitos de publicação e transmissão.

Conselho Editorial

close

¡SUSCRÍBETE A NUESTRO BOLETÍN!

Te prometemos por la justicia social que nunca te enviaremos spam ni cederemos tus datos.

Lee nuestra política de privacidad para más información.