Objetivos e finalidades

inglesSpainO que é Iberoamérica Social: revista-rede de estudos sociais?

Iberoamérica Social é uma rede de atores que querem trocar e oferecer informação, opiniões e reflexões sobre a área dos estudos sociais entorno ao universo iberoamericano. Nossa ferramenta mais podersoa é o “bloggin” onde cada colaborador pode verter sua perspectiva diretamente, usando as redes sociais e outros meios de difusão pela internet para que cada entrega tenha o maior alcance possível. Desde os colunistas como especialistas na materia até os revisores pasando pelo próprio Conselho Editorial, todos tem que contribuir nesta ferramenta criadora e difusora de conhecimento.

Iberoamérica Social também publica a cada seis meses uma revista científica especializada inter e transdisciplinar dos estudos sociais também versado no mundo Iberoamericano. Cada número será uma publicação digital para facilitar sua difusão e acessabilidade que girará em torno de um tema principal proposto pelo time da Iberoamérica Social, além de publicar artigos livres e material de miscelânea tais como resenhas ou experiências da investigação.

——————————————————————————————————————————

Os objetivos específicos que queremos alcançar são cooperação multidireccional e desenvolvimento entre os países da América Latina, bem como estrangeiros que nao pertencem à região histórica mas que desejam compartilhar algum conhecimento do mesmo. Através do uso digital da nossa revista não se pode ignorar a descentralização do conhecimento científico e acabar com a hegemonia norte-sul nesta área. A inter-relação das disciplinas da ciências sociais através de pesquisas multi e transdiscplinar devem servir para promover, defender e respeitar as culturas que compõem o mosaico periférico latino-americano.

A revista também quer a disseminação do conhecimento acadêmico, usando ferramentas convencionais que sempre foram utilizadas e também a aplicação de novas tecnologias para uma transmissão mais fácil, rápida e eficaz.

Outro objetivo é a geminação, criando laços e relações com outras entidades, organimos e organizações que tenham o mesmo objetivo que nós, porém usem métodos diferentes  com os quais podemos trabalhar para um bem comum. O que poderíamos chamar de socialização epistemológica.

Nossas tarefas sempre serão baseadas com toda seriedade e rigorosidade que uma publicação científica merece, sempre incentivando a participação de pesquisadores juniors que sempre terão o nosso apoio e orientação, porém sem esquecer que elas são para todos os tipos de leitores.

Em resumo, nossa publicação caberia não apenas dentro dos limites dos estudos sociais mas também no âmbito das ciências sociais. A ciência humana, respeitosa e responsável, que se dedica a criação e a manutenção de uma justiça social, saudável e tolerante, não só na região iberoamérica no que diz respeito a seus limites geográficos mas também a nível mundial. Deve-se compreender o amor para se ter um desenvolvimento humano justo, equilibrado e sustentável, bem como defender a todo custo os direitos humanos que todos nós temos direito. E mediante essa base cria-se cultura para todos.

Traduzido por Priscila Oliveira Silva